ANÁLISE MICROSCÓPICA DAS PAREDES DENTINÁRIAS APÓS DIFERENTES TÉCNICAS DE PREPARO PARA PINO DE FIBRA DE VIDRO EM DENTES PREVIAMENTE OBTURADOS COM CIMENTO BIOCERÂMICO.
Date
2020Metadata
Show full item recordAbstract
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo determinar por meio de análise em microscópio óptico, a presença de material obturador remanescente nas paredes do canal radicular, após a técnica de preparo para pino de fibra de vidro (PFV) com diferentes tipos de brocas. Métodos: 30 pré-molares inferiores unirradiculados foram preparados com um sistema de limas reciprocantes WaveOne Gold de #45, no comprimento de trabalho de 14mm. Após o preparo químico-mecânico, os canais radiculares foram obturados através da Técnica Hibrida de Tagger, por meio da compactação termomecânica dos cones de guta-percha Wave One #45 e do cimento endodôntico Bio-C Sealer. Os espécimes foram aleatoriamente divididos em dois grupos, de acordo com a técnica desobturadora: G1 – brocas Largo no 1, no 2, no 3 e, G2 – com a broca White Post DC 0.5. Após preparo do canal radicular para o PFV, foi realizada a análise em microscópio óptico das paredes do canal radicular, afim de determinar o tipo e o percentual de material obturador remanescente. Os dados foram analisados através de testes de associação realizados através do teste Exato de Fisher, com nível de significância de 5%. Resultados: Foi observada a presença de material obturador em todos os terços do canal, em ambas a técnicas desobturadoras, sem diferença significativa entre a broca Largo e a broca White Post DC 0.5. Conclusão: Ambos os preparos, utilizando a broca Largo e a broca de indicação do fabricante, não são eficazes na remoção de material obturador das paredes do canal radicular.
Keyword
Técnica para Retentor Intrarradicular; Cimentos Dentários; Obturação do Canal Radicular.xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms