A influência da cultura na adoção de inovações tecnológicas por estudantes de escolas públicas e privadas da capital do estado de Santa Catarina
Abstract
A inovação está cada vez mais presente no cotidiano e impacta cada vez mais pessoas, seja através de computadores, celulares ou outros aparelhos tecnológicos. Em um estudo realizado com estudantes entre 14 e 18 anos, percebeu-se um aumento de sua autonomia, liberdade e privacidade por meio da utilização dessas inovações tecnológicas. A cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos sobre a ação coletiva de um determinado grupo e se forem bem estruturados e com bons resultados, estes são repassados aos membros da organização como forma de proceder, pensar ou agir em relação às situações e influenciando em suas decisões. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é averiguar o impacto dos elementos da cultura, representados pela distância do poder e individualismo versus coletivismo, que podem influenciar no uso de inovações tecnológicas pelos estudantes de escolas públicas e privadas do ensino médio na cidade de Florianópolis. Para atingir o objetivo proposto foram elencados quatro objetivos específicos: (a) Identificar os elementos da cultura que caracterizam os estudantes das escolas pública e privada das cidades de Florianópolis; (b) Caracterizar as diferenças e semelhanças da cultura dos estudantes das escolas públicas e privadas de Florianópolis; (c) Identificar a influência da cultura sobre a adoção de inovações tecnológicas dos estudantes de escolas públicas e privadas de Florianópolis; (d) Comparar as semelhanças e as diferenças culturais, e a influência da cultura sobre a adoção de inovações tecnológicas por cada grupo de estudantes. Para tal foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva, transversal, em escolas da rede pública e privada do munícipio de Florianópolis, capital de Santa Catarina. A amostra compôs 250 estudantes da rede estadual e 250 estudantes da rede privada e os dados foram analisados por meio de modelagem de equação estrutural. Como principal resultado percebeu-se que os estudantes da rede pública e privada de educação possuem um perfil similar, sendo individualistas e com baixa distância do poder. Além disso, concluiu-se que o individualismo possui relação direta com a adoção de inovações tecnológicas, já a distância do poder não possui relação estatística com a adoção de inovações.
Keyword
Inovação tecnológicaDimensões da cultura
Instituição de ensino
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Ciências Sociais AplicadasCollections
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